1 - “A reação imediata à crise do Estado, ainda nos anos 80, logo após a transição democrática, foi ignorá-la. Uma segunda resposta igualmente inadequada foi a neoliberal, caracterizada pela ideologia do Estado mínimo. Ambas revelaram-se irrealistas: a primeira, porque subestimou tal desequilíbrio; a segunda, porque utópica. Só em meados dos anos 1990 surge uma resposta consistente com o desafio da superação da crise: a ideia da reforma ou da reconstrução do Estado, de forma a resgatar sua autonomia financeira e sua capacidade de implementar políticas públicas”.
Assinale
a alternativa que NÃO corresponde à medida necessária para o enfrentamento da
crise.
a) Um
ajustamento fiscal duradouro.
b) Reformas
econômicas voltadas para o mercado, que, acompanhadas de uma política
industrial, garantam a concorrência interna e criem as condições para o
enfrentamento da competição internacional.
c) O
fim das parcerias público-privadas, com a devolução e centralização de toda a
responsabilidade ao Estado.
d) Inovação
dos instrumentos de política social, proporcionando maior abrangência e
promovendo melhor qualidade para os serviços sociais.
e) Reforma
do aparelho do Estado, com vistas a aumentar sua “governança”, ou seja, sua
capacidade de implementar políticas públicas de forma eficiente.
2 - O fato
de se registrar sistematicamente informações sobre entidades, lugares, pessoas
e bens, feito por instituições públicas ou privadas é chamado de:
a) Dossiê;
b) Câmara
forte;
c) Cadastro;
d) Cartório;
e) Descritor.
3 - Os
diversos sistemas do governo federal, que funcionavam isoladamente, passaram a
trabalhar de forma integrada, delineando nova forma de governo-rede, agregando
benefícios como maior confiabilidade das informações e redução de custos. Do
ponto de vista da administração, por exemplo, o Sistema Integrado de
Administração de Serviços Gerais (SIASG) atua como ferramenta de apoio para
atividades de gestão de materiais, licitações, contratos e fornecedores. Acerca
da tecnologia de informação, da gestão de redes e da comunicação na gestão
pública, assinale a opção correta.
a) Os
avanços na tecnologia da informação produzem profundos impactos na
administração pública. Apesar de a reforma gerencial proporcionar mais
informações e melhor qualidade aos dirigentes públicos, a transparência pública
não contribui para garantir caráter mais democrático e orientado para a
consolidação da cidadania.
b) Considerando
que a informação é sempre imperfeita, pois sofre influência dos editoriais, de
pressões e interesses que caracterizam as sociedades, a comunicação pela
Internet possibilita maior interação quanto às políticas, aos projetos e às
medidas adotadas pelo governo, apesar de não poder ser considerada como um
instrumento de comunicação institucional deste.
c) Ainda
que a rede do governo ofereça acesso a informações sobre as políticas, os
projetos e as ações governamentais, bem como sobre a tramitação de demandas
dirigidas aos órgãos públicos ou de interesse do cidadão, falta a ela a
integração necessária com os sistemas administrativos informatizados dos
variados órgãos, limitando o acesso dos cidadãos às informações, principalmente
quanto aos gastos governamentais.
d) O
aumento das tecnologias de informação no setor público tem gerado maior nível
de burocratização dos serviços de gestão governamental, pois demanda
atualizações frequentes dos dados daquelas organizações que lidam com o
governo.
e) O uso
das tecnologias de informação e comunicação promove avanços significativos na
gestão da informação pelo serviço público, o que possibilita a redução dos
custos, o aperfeiçoamento dos processos e a capacitação para prestar serviços e
informações de melhor qualidade, promovendo a transparência das ações
governamentais.
4 - São
pessoas jurídicas de Direito Público, de natureza meramente administrativa,
criadas por lei específica, para a realização de atividades, obras ou serviços
descentralizados da entidade estatal que as criou. Classificam-se de entidades
da organização pública:
a) Autárquicas
b) Estatais
c) Paraestatais
d) Fundacionais
e) Empresariais
5 - O
princípio da Constituição Federal de 1988, que garante a transparência na
administração pública, estabelece, em resumo, que todo cidadão tem direito a
receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de
interesse coletivo ou geral, com exceção dada
a) aos
documentos relacionados em listas previamente elaboradas pelos órgãos públicos
federais.
b) aos
documentos diplomáticos e dos relacionados com as Forças Armadas.
c) aos
atos legais e normativos publicados há mais de 10 anos.
d) às
informações que possam prejudicar órgãos ou empresas da administração pública
federal.
e) às
informações cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do
Estado.
6 - Em
relação aos bens públicos, é correto afirmar que
a) Os bens
públicos dominicais e os bens públicos de uso comum do povo não compõem o
patrimônio da instituição e podem ser alienados, observadas as exigências da
lei.
b) Os bens
públicos dominicais constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito
público, como objeto de direito pessoal ou real, de cada uma das entidades de
direito público interno.
c) Os bens
públicos de uso especial são considerados de domínio público e não integram o
patrimônio da instituição, apesar de serem inventariados e avaliados.
d) Os bens
públicos de uso comum do povo e os bens públicos de uso especial são
penhoráveis e compõem o patrimônio da instituição.
e) Os bens
públicos de uso especial, embora estejam destinados à execução dos serviços
públicos, como os edifícios utilizados pelas repartições públicas, não estão
incluídos no patrimônio da instituição.
7 - Nos
termos da teoria burocrática weberiana, a burocracia é um sistema:
a) produtivo
b) de
administração
c) de
organização
d) empresarial
e) de
dominação
8 - Dentre
os objetivos estratégicos definidos pela Resolução 70 de 18 de março de 2009 do
Conselho Nacional de Justiça, aquele que mais contribui para tornar efetiva a
gestão das pessoas no âmbito do Poder Judiciário é aquele que propõe
a) incentivar
o desenvolvimento de conhecimentos especializados entre os magistrados e
servidores.
b) garantir
a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos.
c) motivar
e comprometer magistrados e servidores com a execução da Estratégia.
d) buscar a
excelência na gestão de custos operacionais.
e) promover
a efetividade no cumprimento das decisões.
9 - Uma
ficha apresenta os seguinte dados: procedência, data de entrada, data do
documento, número, código do assunto, espécie, número de origem, assunto,
distribuição, data, recebido.
Trata-se
de uma ficha de:
a) protocolo.
b) destinação.
c) avaliação.
d) provisão.
e) descarte.
10 - O
contrato administrativo pelo qual a administração pública transfere à pessoa
jurídica ou a consórcio de empresas a execução de certa atividade de interesse
público remunerada através do sistema de tarifas pagas pelos usuários é:
a) permissão
de uso de bens públicos especiais;
b) cessão
de uso de serviços públicos comum;
c) concessão
de serviço público especial;
d) cessão
de uso de bens públicos comuns;
e) concessão
de serviço público comum.
GABARITO
– LISTA DE EXERCÍCIOS 011 – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
C
|
C
|
E
|
A
|
E
|
B
|
E
|
C
|
A
|
E
|